O que é a Taxa de Esforço?
Deixe-nos adivinhar: pediu um empréstimo de qualquer tipo e foram-lhe pedidos vários documentos, para que fosse possível calcular a Taxa de Esforço?
É normal pedirem-lhe estes documentos! A Instituição Financeira avalia o risco do crédito em causa através da Taxa de Esforço, impactando o custo final do empréstimo.
O QUE É A TAXA DE ESFORÇO?
As entidades financeiras são cada vez mais criteriosas na aprovação e concessão de créditos. É normal pedirem vários documentos, de forma a auferirem o histórico financeiro dos clientes. Através desta análise, a entidade financeira consegue avaliar se o empréstimo representa um encargo demasiado elevado para o poder económico do consumidor.
A Taxa de Esforço é um indicador muito importante na tomada de decisão por parte do Banco.
Sendo assim, o que é realmente a Taxa de Esforço?
“A Taxa de Esforço é a percentagem do rendimento total do agregado familiar que se destina ao pagamento das prestações de créditos contraídos.”
No fundo, a Taxa de Esforço avalia se a pessoa tem condições financeiras para suportar os encargos do empréstimo, sendo um fator importante para a pessoa e para o Banco.
COMO CALCULAR A TAXA DE ESFORÇO?
Não se preocupe, é um cálculo simples! Pode calcular a Taxa de Esforço sozinho e ter uma noção do peso dos créditos no rendimento familiar.
Taxa de Esforço = (Encargos Financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado) x 100
É importante referir que nos Encargos Financeiros não devem ser incluídas as despesas com eletricidade, telecomunicações e água, por exemplo. Os gastos que terá que incluir no cálculo são aqueles que estão associados a prestações mensais de créditos (como é o caso dos cartões de crédito e do crédito automóvel), mensalidades de estabelecimentos de ensino (creches, escolas e universidades) e a renda da casa (caso seja alugada).
No Rendimento Líquido Total do Agregado, devem constar todos os ganhos do agregado. Incluem-se os salários, rendimentos provenientes de trabalho Freelance, ganhos obtidos de aplicações financeiras e subsídios ou abonos familiares.
QUAL É A TAXA DE ESFORÇO IDEAL?
A verdade é que não existe uma Taxa de Esforço que seja necessariamente ideal para todos os casos.
Resumidamente, quanto mais baixa for a sua Taxa de Esforço, mais equilibrado é o orçamento familiar.
“De uma forma geral, assume-se que a Taxa de Esforço Ideal é aquela que não ultrapassa os 33% do Rendimento Total do Agregado Familiar.”
A Fasquia Importante atua como Intermediário de Crédito certificado, analisando todas as opções e encontrando a melhor solução!